Programas com problemas ou alguma incompatibilidade podem prejudicar o funcionamento normal do sistema. Para lidar com esse tipo de situação, o Gerenciador de Tarefas é de grande ajuda ao usuário. Com ele, você tem acesso a uma série de opções que podem contornar os problemas com as melhores placas mães. Com o Gerenciador dá para saber qual programa está “roubando” a memória da máquina, se algum aplicativo parou de funcionar e, nos momentos mais complicados, decidir-se pela reinicialização do PC. Confira em nosso guia como fazer com que o Gerenciador de Tarefas torne-se um aliado quando o PC travar.

Muito além do Ctrl + Alt + Delete

1 Não entre em pânico

Ao menor sinal de problemas, mantenha a calma e aperte as
famosas teclas Ctrl + Alt + Delete juntas. Você é direcionado para uma tela que disponibiliza diversas opções, incluindo o Gerenciador de
Tarefas. Basta clicar na última opção.

2 Tela inicial

A primeira tela do Gerenciador mostra quais programas estão ativos
(aba Aplicativos). Se estiverem funcionando corretamente, a indicação
Executando surge ao lado do nome do programa. Se algo estiver errado, a mensagem Não respondendo aparece.

3 Programa finalizado
Um programa que para de funcionar pode atrapalhar o funcionamento do PC. Para fechá-lo, selecione o nome do aplicativo e clique no botão Finalizar Tarefa. O Windows força o fechamento do programa defeituoso.

Domine o jargão!
Ctrl + Alt + Delete : a combinação Ctrl + Alt + Del foi elaborada por David Bradley, em 1980. Funcionário da IBM, Bradley teve a intenção de criar uma maneira simples de reiniciar o computador quando travasse.

4 Outra funções

A aba Aplicativos possui outros botões: Alternar para e Nova Tarefa… Clique em um dos programas e no botão Alternar para para ser direcionado diretamente ao aplicativo escolhido. Já o botão Nova Tarefa… abre uma janela Executar e permite você acesse algum programa específico.

5 Aplicativos e processo

A aba Processo exibe o que está ativo além dos aplicativos. São programas e outras ações que o Windows precisa para funcionar. Aqui, os programas também podem ser finalizados, mas recomendamos o uso desta aba apenas em casos extremos.

6 Desempenho do PC

A aba Desempenho tem como função exibir o uso de alguns atributos da máquina por parte do sistema operacional e seus programas. Aqui, você observa quanto está sendo usado da memória RAM e do processador.

7 Uso da RAMOutro indício que mostra qual programa pode estar causando lentidão ao PC é o uso da RAM. De volta à aba Processo, verifique a coluna Memória para saber quais programas estão consumindo mais memória. O “fominha” pode ser a causa dos problemas.

8 Comunidade

Caso seu computador esteja em rede, a aba Rede indica o fluxo
de informações que entram e saem de sua máquina. Já a aba Usuário,
exibe quais usuários estão ativos no computador e oferece a opção de
desconectá-los.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *